segunda-feira, 25 de março de 2013

Benefícios do Chocolate

O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor.
Confira abaixo os pontos positivos relacionados à iguaria, segundo estudos recentes.





Ação cardiovascular
Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.O trabalho avaliou 44 pacientes pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.
O segredo do chocolate amargo está na altíssima concentração de certos flavonoides  como as catequinas, substâncias de nome estranho encontradas no cacau. São elas que agem nas artérias, promovendo a queda da pressão. Esses compostos elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural. O endotélio, a camada interna das artérias, fica mais flexível. Assim, o sangue passa por ali gerando menos pressão.
Ação de redução do colesterol
Os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura, explica. Eles sequestram essa molécula, formando um complexo solúvel que é eliminado pela urina.
Melhora do sistema imune
Na Espanha, uma pesquisa realizada na Universidade de Barcelona também focou sua mira nos flavonoides do cacau, mas dessa vez com o objetivo de avaliar sua ação no sistema imune de ratos jovens, principalmente em células do batalhão das defesas, como os linfócitos e os macrófagos. Os animais receberam uma dieta enriquecida com o alimento durante três semanas. Depois os especialistas chegaram à conclusão de que houve um aumento na atividade de certas áreas envolvidas com a imunidade.
Ações neurais
Além de não deixar o organismo fraco e vulnerável, o alimento mantém o humor da gente em alta. Ele possui duas substâncias cujos nomes: N-oleoletanolamina e N-linoleoiletanolamina, que estabilizam as anandamidas, que são toxinas produzida pelo nosso próprio cérebro. O cacao também possue fenilalanina e tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, outra dobradinha envolvida no estado de felicidade natural. Em conjunto com o triptofano, que é precursor da serotonina e também ajuda a controlar a ansiedade.
Redução da vontade de comer
No Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, o médico Arne Vernon Astrup, conduziu um estudo em que avaliou uma propriedade pouco conhecida, a saciedade, ou a redução da vontade de comer. O dinamarquês dividiu voluntários em dois grupos. Um deles ingeria logo pela manhã uma pequena barra de chocolate amargo (15-30g) e o outro, a versão ao leite. Quem comeu o tipo amargo consumiu menos calorias ao longo dos dias. A explicação final foi que as substâncias feniletilamina e N-aciletanolamina, agem nos receptores de dopamina cerebrais e por sua vez podem reduzir a ativação do centro de fome e saciedade, ou seja, em determinados indivíduos, o chocolate amargo pode induzir a saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.
Lembre-se…
O perigo do chocolate é a sua densidade energética, bem como fonte de gorduras saturadas, e principalmente o seu abuso  o coloca como um alimento perigoso, que quando usado de forma errada pode desequilibrar as calorias do dia e aumentar o número que aparece na balança. Consulte sempre um nutricionista.

Fonte: http://kilorias.virgula.uol.com.br/2012/11/nutricionista-esportivo-explica-os-beneficios-do-chocolate-amargo-para-praticantes-de-atividade-fisica/ em 25/03/2013 às 11h15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário