terça-feira, 20 de março de 2012

Outono, a estação das frutas


O outono é a melhor época para começar a apostar numa alimentação mais saudável. Afinal, nesta época as frutas e verduras são mais variadas e ficam bem mais baratas.

Além de deliciosas, as frutas fazem muito bem à saúde. Comprá-las na época certa é garantia de economia e bom sabor. Abacate, caqui, figo, goiaba, maçã, mexerica, melão e pera, além de agrião, alface, brócolis, chicória e couve-manteiga, estão entre as frutas e verduras típicas do período.

O abacate, por exemplo, é rico em vitamina C e excelente para a elasticidade da pele — além de ajudar a baixar o colesterol no sangue. Já as folhagens são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras, nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo.

Para aproveitar bem os nutrientes das frutas e verduras, uma boa dica é apostar em sucos. Eles são uma poderosa alternativa para obter vários benefícios, pois combinam todos os ingredientes funcionais.

Veja os nutrientes encontrados em algumas das frutas desta estação:
Banana: possui três tipos de açúcares naturais: a sacarose, a frutose e a glucose, que são responsáveis para o reforço da massa muscular. Rica em vitaminas B6 e B12, a banana é ótima repositora de energia e é recomendada para combater a depressão e a anemia.

Caqui: contém vitaminas A, B1 e B2, Cálcio, Fósforo, Sódio e fibras essenciais para o bom funcionamento das funções intestinais. Além disso, a fruta tem uma quantidade razoável de Betacaroteno (provitamina A), um antioxidante que age contra o envelhecimento.

Goiaba: com baixo teor calórico ela é rica em vitaminas A, B1, C, além do cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, nem taxas elevadas de gordura. Auxilia no combate a infecções, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco. Sua composição auxilia na saúde da pele, retarda o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso. Resistência física também é privilegiada. 

Laranja: uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, ela é enriquecida em sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro, além de fornecer boas doses de vitamina C. Contêm ainda vitaminas A e do complexo B, é pouco calórica e reforça as defesas do organismo.

Maçã: rica em fibras, flavonoides e antioxidantes, é a pedida ideal no combate de problemas cardíacos. A fruta contém 85% de água e aproximadamente 60 calorias a cada 100g. Destaque para as quantidades de potássio e pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol. 

Maracujá: famosa pela capacidade calmante, é fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de sais minerais. Atenção também para as fibras do maracujá que atuam na diminuição do nível de colesterol, de triglicérides e convergem para o bom funcionamento do sistema gastro-intestinal.


Bergamota: tem grande quantidade de vitaminas A, B e C, esta última importante para o combate de infecções, para a aumentar a resistência do organismo e para melhor absorver o ferro presente em outros tipos de alimentos. 

Pêra: fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Além do sabor exótico ajuda a resolver problemas relacionados à prisão de ventre, dentre outros. Também desempenha um papel importante para a boa formação de dentes e ossos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário