quinta-feira, 29 de março de 2012

Cuidados com o Tempo Seco

Embora ainda falte alguns dias para o mês de Abril, seu lindo céu anil chegou mais cedo.



Mas atenção pois céu sem nuvens indicam um problema: tempo seco. 

Dentre os problemas que o tempo seco nos traz, os principais são os problemas respiratórios que nos tiram literalmente o ar. São vários os casos de pneumonias, sinusites, gripes, resfriados e alergias que aumentam em quase 25% em períodos de tempo seco. Sem contar à poluição que atinge níveis críticos, devido a esse acúmulo de poluentes com gazes tóxicos, que não conseguem se dispersar na atmosfera, ocorrem mais problemas como, dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz e garganta que pode ficar extremamente seca, voz rouca podendo desenvolver inflamação na faringe.

Durante esse período de tempo seco alguns cuidados simples podem ser mantidos para que não comprometa tanto a saúde, nos livrando de possíveis transtornos, confira:

  • O cuidado mais eficaz, simples e básico que deve ser feito é ingerir bastante água, não espere sentir sede, pois nessa altura o corpo já apresenta sinais de desidratação. Além da água, a hidratação também pode ser feita com sucos naturais, água de coco, chás, etc. Se nesse período nosso organismo ficar muito tempo sem água, ele aproveitará a água que se encontra na nossa pele e intestino, o que pode causar um ressecamento, por isso vale ressaltar: hidrate-se constantemente! Esse é o passo fundamental para atravessar esse período de dias secos. 

  • Para as mulheres que estão amamentando o cuidado é redobrado, como o bebê ainda não toma água, a hidratação dele se dará exclusivamente pelo leite materno, por isso mamães, não descuidem da sua própria hidratação. 

  • Nesses dias secos, ácaros e fungos tendem a aumentar desencadeando problemas respiratórios, para evitá-los é importante manter a casa limpa, passe pano úmido no chão e móveis, dessa forma estará protegendo a saúde. 

  • É importante manter os ambientes fechados umidificados, para isso os especialistas recomendam o uso de aparelhos específicos, caso não seja possível use toalhas molhadas nas extremidades das portas e janelas, ao dormir mantenha sempre uma ou mais bacias com água para umidificar o ar. 

  • Para evitar a irritação nos olhos e hidratar as vias nasais, use soro fisiológico, mas atenção colírios somente com prescrição médica. O soro fisiológico também pode ser aplicado nas crianças, até seis vezes por dia. 

  • Para garantir hidratação e saúde da pele evite banhos quentes e demorados e abuse de cremes hidratantes e filtros solares, não esquecendo dos lábios que ressecam com mais facilidade que as outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário