terça-feira, 10 de julho de 2012

Resfriado, Gripe e Gripe A

Mudanças bruscas de temperatura, comuns nesta estação do ano, podem provocar gripes, resfriados e outras complicações do aparelho respiratório, problemas que podem ser facilmente evitados com pequenos cuidados, como manter ambientes arejados. 

Para evitar essas doenças, as principais recomendações são: beber bastante líqüido, consumir alimentos leves, usar lenços descartáveis e lavar bem as mãos, a fim de evitar que vírus e bactérias se espalhem pelo ambiente. 

Outra medida importante é tomar as vacinas autorizadas pelo Ministério da Saúde, que são oferecidas pela rede municipal de saúde: a tríplice viral (contra rubéola, caxumba e sarampo); tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae do tipo B) para crianças; e a da gripe, para idosos.

Gripe x Resfriado
A gripe e o resfriado podem ser confundidos como uma doença só, mas têm origem e sintomas diferentes. A gripe é uma doença muito contagiosa causada pelo vírus Influenza. Geralmente provoca febre alta, mal-estar geral, dores musculares, dor de garganta e tosse e pode evoluir para doenças mais graves como a pneumonia. Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus e os sintomas são mais leves, como irritação na garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre baixa.



Gripe A
Até o momento, o comportamento da nova gripe se assemelha ao da gripe comum. Ou seja, o vírus pandêmico (H1N1) 2009 não se apresentou mais violento ou mortal, na população geral. A maioria absoluta das pessoas que adoece, seja pela gripe comum, seja pela gripe pandêmica, desenvolvem formas leves da doença e se recuperam, mesmo sem uso de medicamentos. Para ambas as gripes pessoas com doenças crônica, gestantes e crianças menores de dois anos são mais vulneráveis. Mas quando consideramos a população jovem previamente saudável, este vírus pandêmico tem um maior potencial de causar doença grave, quando comparado com o vírus da gripe comum. Por outro lado, o vírus pandêmico tem acometido menos as pessoas maiores de 60 anos. Mas ainda são necessários estudos mais aprofundados que estão sendo realizados, em todo o mundo, para esclarecer o comportamento do novo vírus.




Se você apresentar qualquer sintoma de gripe ou resfriado, procure um médico o mais breve possível, evitando a evolução e complicação da doença respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário