Durante séculos, cães e gatos vêm ocupando um local cativo ao lado dos seres humanos. Agora, estudos confirmam que, além de grandes amigos, a presença dos pets pode nos tornar mais saudáveis. A explicação é simples: ao acariciar um animal, o nosso organismo produz uma quantidade maior de endorfina, substância que nos deixa mais calmos e relaxados, aquela mesma liberada quando praticamos esportes.
Para se ter ideia, uma das pesquisas avaliou de que forma certas doenças humanas reagem com a presença de um bichinho em casa. Constatou-se, por exemplo, que pessoas com hipertensão podem se beneficiar da companhia de um pet, tornando o tratamento mais estável. De forma semelhante, pesquisadores americanos compararam um grupo de pessoas obesas e estimuladas a caminhar com seus cães, também acima do peso, a uma equipe que andava sem o estímulo de um animal. Resultado? Os voluntários e seus cachorros eliminaram mais quilos.
Hoje, sabe-se que fazer exercícios é essencial para a manutenção de uma vida saudável. Nesse caso, por que não apostar no seu fiel amigo como um incentivador para dar a largada rumo ao bem estar? A qualidade de vida, nesse caso, vem em dose dupla!
Casos como o de crianças autistas que se desenvolvem melhor ao lado de cães, ou mesmo de idosos que se sentem mais estimulados a fazer sessões de fisioterapia quando os animais estão por perto comprovam que tê-los ao nosso lado é benéfico para o corpo e para a mente.
E você? Ainda não escolheu o seu companheiro de pelos e patas? Que tal pensar nisso agora?
Fonte: http://saude.abril.com.br/bichos/colunistas/mario-marcondes/animais-melhores-amigos.shtml?origem=home em 19/03/2013 às17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário