segunda-feira, 25 de março de 2013

Benefícios do Chocolate

O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor.
Confira abaixo os pontos positivos relacionados à iguaria, segundo estudos recentes.





Ação cardiovascular
Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.O trabalho avaliou 44 pacientes pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.
O segredo do chocolate amargo está na altíssima concentração de certos flavonoides  como as catequinas, substâncias de nome estranho encontradas no cacau. São elas que agem nas artérias, promovendo a queda da pressão. Esses compostos elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural. O endotélio, a camada interna das artérias, fica mais flexível. Assim, o sangue passa por ali gerando menos pressão.
Ação de redução do colesterol
Os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura, explica. Eles sequestram essa molécula, formando um complexo solúvel que é eliminado pela urina.
Melhora do sistema imune
Na Espanha, uma pesquisa realizada na Universidade de Barcelona também focou sua mira nos flavonoides do cacau, mas dessa vez com o objetivo de avaliar sua ação no sistema imune de ratos jovens, principalmente em células do batalhão das defesas, como os linfócitos e os macrófagos. Os animais receberam uma dieta enriquecida com o alimento durante três semanas. Depois os especialistas chegaram à conclusão de que houve um aumento na atividade de certas áreas envolvidas com a imunidade.
Ações neurais
Além de não deixar o organismo fraco e vulnerável, o alimento mantém o humor da gente em alta. Ele possui duas substâncias cujos nomes: N-oleoletanolamina e N-linoleoiletanolamina, que estabilizam as anandamidas, que são toxinas produzida pelo nosso próprio cérebro. O cacao também possue fenilalanina e tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, outra dobradinha envolvida no estado de felicidade natural. Em conjunto com o triptofano, que é precursor da serotonina e também ajuda a controlar a ansiedade.
Redução da vontade de comer
No Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, o médico Arne Vernon Astrup, conduziu um estudo em que avaliou uma propriedade pouco conhecida, a saciedade, ou a redução da vontade de comer. O dinamarquês dividiu voluntários em dois grupos. Um deles ingeria logo pela manhã uma pequena barra de chocolate amargo (15-30g) e o outro, a versão ao leite. Quem comeu o tipo amargo consumiu menos calorias ao longo dos dias. A explicação final foi que as substâncias feniletilamina e N-aciletanolamina, agem nos receptores de dopamina cerebrais e por sua vez podem reduzir a ativação do centro de fome e saciedade, ou seja, em determinados indivíduos, o chocolate amargo pode induzir a saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.
Lembre-se…
O perigo do chocolate é a sua densidade energética, bem como fonte de gorduras saturadas, e principalmente o seu abuso  o coloca como um alimento perigoso, que quando usado de forma errada pode desequilibrar as calorias do dia e aumentar o número que aparece na balança. Consulte sempre um nutricionista.

Fonte: http://kilorias.virgula.uol.com.br/2012/11/nutricionista-esportivo-explica-os-beneficios-do-chocolate-amargo-para-praticantes-de-atividade-fisica/ em 25/03/2013 às 11h15.

terça-feira, 19 de março de 2013

Estudos mostram que os animais são mais que nossos melhores amigos


Durante séculos, cães e gatos vêm ocupando um local cativo ao lado dos seres humanos. Agora, estudos confirmam que, além de grandes amigos, a presença dos pets pode nos tornar mais saudáveis. A explicação é simples: ao acariciar um animal, o nosso organismo produz uma quantidade maior de endorfina, substância que nos deixa mais calmos e relaxados, aquela mesma liberada quando praticamos esportes.

Para se ter ideia, uma das pesquisas avaliou de que forma certas doenças humanas reagem com a presença de um bichinho em casa. Constatou-se, por exemplo, que pessoas com hipertensão podem se beneficiar da companhia de um pet, tornando o tratamento mais estável. De forma semelhante, pesquisadores americanos compararam um grupo de pessoas obesas e estimuladas a caminhar com seus cães, também acima do peso, a uma equipe que andava sem o estímulo de um animal. Resultado? Os voluntários e seus cachorros eliminaram mais quilos.

Hoje, sabe-se que fazer exercícios é essencial para a manutenção de uma vida saudável. Nesse caso, por que não apostar no seu fiel amigo como um incentivador para dar a largada rumo ao bem estar? A qualidade de vida, nesse caso, vem em dose dupla!

Casos como o de crianças autistas que se desenvolvem melhor ao lado de cães, ou mesmo de idosos que se sentem mais estimulados a fazer sessões de fisioterapia quando os animais estão por perto comprovam que tê-los ao nosso lado é benéfico para o corpo e para a mente.

E você? Ainda não escolheu o seu companheiro de pelos e patas? Que tal pensar nisso agora?


Fonte: http://saude.abril.com.br/bichos/colunistas/mario-marcondes/animais-melhores-amigos.shtml?origem=home em 19/03/2013 às17h

quinta-feira, 7 de março de 2013

Resultado Volta às Aulas!

Salve Salve, Galera!


E ai galera, tudo bem?
Chegamos ao final da nossa promoção!
Agradecemos a participação de todos vocês, nessa promoção e nas demais realizadas durante o semestre! Foi muito legal!
Realizamos o sorteio nesta quinta-feira, às 10h30 pelo sortei-me do twitter. Os sorteados foram:
Os ganhadores serão avisados por DM e podem retirar seus sanduíches a partir de amanhã, dia 18/03/2013.

Parabéns aos ganhadores!
Abraço,
Equipe Subway Uni