segunda-feira, 30 de julho de 2012

As 4 frutas que eliminam gordura

A pera está nesse time. E a laranja - quem diria -  também. Como assim? Ela não está cheia de calorias? E o que dizer da gordurosa amêndoa - sim, ela é outra que elimina quilos extras. Nós vamos esclarecer direitinho essa história

Pera
 

Ela tem seu mérito e não só a popular maçã - na hora de enxugar os quilos extras. Pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro - e publicada no o Journal of Nutrition, uma das mais respeitadas revistas americanas sobre nutrição - mostrou que as mulheres que comeram três peras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta. O estudo foi feito com 411 voluntárias entre 30 e 50 anos. A pera tem a grande vantagem de ser bem fibrosa. Concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 gramas - quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama, afirma a nutricionista Tânia Rodrigues, diretora da RGNutri Consultoria Nutricional, de São Paulo. Além disso, o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária de fibras, que é de aproximadamente 25 gramas por dia. Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon, completa Tânia. 


Grapefruit e suas irmãs 
Quer uma razão para reverenciar essa fruta? Ingerir metade de uma grapefruit ou tomar seu suco antes de cada refeição pode ajudar na perda de até meio quilo por semana, mesmo que você não mude absolutamente nada na sua dieta. Foi essa a conclusão a que chegaram os pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, uma rede de serviços de saúde sem fins lucrativos e que investe pesado em estudos. Eles acompanharam 100 obesos por 12 semanas. Passado esse período, descobriram que componentes da fruta ajudam a regular a produção de insulina, um hormônio que está intimamente ligado ao estoque de gordura. Níveis baixos de insulina também contribuem para afastar o apetite por mais tempo quando os índices estão elevados, o hormônio estimula o hipotálamo, região do cérebro que, entre outras funções, regula a fome. Se anda difícil encontrar grapefruit na sua cidade, aposte em duas outras variedades: a laranja-pêra e a laranja-bahia. A sugestão é de Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, de São Paulo. Elas contêm os mesmos compostos e atuam da mesma forma no emagrecimento, garante. 


Banana verde 
Verdade. Nesse estágio, ela faz a balança se render graças a um amido resistente que ainda marca presença no macarrão integral, no feijão branco, na lentilha, na cevada e no pão com grãos integrais, que têm alto poder de saciedade. Esse efeito ficou mais do que comprovado em uma pesquisa americana realizada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. De acordo com o estudo, esse amido estimula hormônios que fazem o organismo se sentir satisfeito e sinalizam que é hora de parar de comer. O amido resistente também promove um aumento do peristaltismo intestinal, que pode diminuir a absorção de nutrientes e, consequentemente, de calorias, afirma a nutricionista Luci Uzelin, coordenadora de nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Outro dado: um pequeno estudo da Universidade do Colorado revelou que a queima de gordura foi 23% maior entre os pacientes que incluíram alimentos ricos nesse amido. Dá para comer banana verde? Sim. Você encontra receitas ótimas na internet ou no livro Yes, nós temos Bananas (editora Senac), de Heloísa de Freitas Valle, uma das pioneiras no uso da fruta verde como ingrediente principal de vários pratos.

Dica: Aprenda a fazer farinha de banana verde, e aproveite ainda mais esses benefícios: 
http://todaperfeita.com.br/farinha-de-banana-verde-para-emagrecer-como-fazer/ 

Amêndoas 
Esta também é de cair o queixo: um farto punhado de amêndoas, cheia de gorduras -- benéficas, diga-se -- é capaz de reduzir o peso. E não só ele: a barriga também! Isso é o que mostra um estudo realizado no City of Hope National Medical Center in Duarte, Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado no International Journal of Obesity. Em seis meses, os pacientes que adotaram diariamente 84 gramas da fruta oleaginosa (cerca de 70 unidades!) reduziram 18% do peso e 14% da medida na cintura. O colesterol ruim (LDL) também diminuiu 15% e os triglicérides, 29%. O grupo que se deliciou com as amêndoas perdeu também 56% a mais de gordura corporal em comparação com a turma que ingeriu o mesmo número de calorias na forma de carboidratos complexos, que estão nos cereais integrais, no arroz, nos pães, nas massas e nas batatas. Além das fibras, que afastam a fome por mais tempo, a amêndoa contém ômega-3, gordura do bem que ajuda a estimular os hormônios da saciedade, afirma a médica ortomolecular Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro. Também é riquíssima em vitamina E, que regula os hormônios sexuais tanto no homem como na mulher. Nele, a amêndoa  facilita a formação de massa magra. E, quanto mais massa magra, maior a queima de gordura. Nela, o mesmíssimo amido resistente evita o estoque das células gordurosas. Ou seja, o peso despenca.



Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/corpo/conteudo_291887.shtml

terça-feira, 24 de julho de 2012

2ª Etapa do Circuito Poa Day Run

Olá, Pessoal!

Pois é, a 2ª etapa desse evento incrível está marcada para o dia 12/08/2012, às 9h.
Quem participou da 1ª etapa, já sabe que vale a pena participar e buscar superar suas metas pessoais, amparados por uma equipe e estrutura fantástica que só a Subway e a Poa Day Run conseguem oferecer.

                                                                 1ª etapa Poa Day Run

Alguns motivos para você não deixar de participar:

- Lounge para expositores, acompanhantes e participantes, com comodidade, entretenimento e serviços;
- Tendas relaxantes para corredores com equipe de massagem;
- Banda ao vivo e DJ
- Pórtico de largada/chegada divididos por categoria além de percursos diferentes e independentes.

Demais, não é mesmo!?

Mas atenção que as inscrições vão até o dia 02/08/2012, e podem ser feitas no


Para aqueles que estão começando e ainda não estão suficientemente preparados, haverá o percurso de 5km. 

Veja um plano de treino para começar a correr em 

Mais informações sobre o evento em http://www.poadayrun.com.br/


Abraço,
Equipe Subway

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia Do Amigo

"Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações."
Vinícius de Moraes

Feliz Dia do Amigo!




Forte Abraço,
Equipe Subway

terça-feira, 10 de julho de 2012

Resfriado, Gripe e Gripe A

Mudanças bruscas de temperatura, comuns nesta estação do ano, podem provocar gripes, resfriados e outras complicações do aparelho respiratório, problemas que podem ser facilmente evitados com pequenos cuidados, como manter ambientes arejados. 

Para evitar essas doenças, as principais recomendações são: beber bastante líqüido, consumir alimentos leves, usar lenços descartáveis e lavar bem as mãos, a fim de evitar que vírus e bactérias se espalhem pelo ambiente. 

Outra medida importante é tomar as vacinas autorizadas pelo Ministério da Saúde, que são oferecidas pela rede municipal de saúde: a tríplice viral (contra rubéola, caxumba e sarampo); tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae do tipo B) para crianças; e a da gripe, para idosos.

Gripe x Resfriado
A gripe e o resfriado podem ser confundidos como uma doença só, mas têm origem e sintomas diferentes. A gripe é uma doença muito contagiosa causada pelo vírus Influenza. Geralmente provoca febre alta, mal-estar geral, dores musculares, dor de garganta e tosse e pode evoluir para doenças mais graves como a pneumonia. Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus e os sintomas são mais leves, como irritação na garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre baixa.



Gripe A
Até o momento, o comportamento da nova gripe se assemelha ao da gripe comum. Ou seja, o vírus pandêmico (H1N1) 2009 não se apresentou mais violento ou mortal, na população geral. A maioria absoluta das pessoas que adoece, seja pela gripe comum, seja pela gripe pandêmica, desenvolvem formas leves da doença e se recuperam, mesmo sem uso de medicamentos. Para ambas as gripes pessoas com doenças crônica, gestantes e crianças menores de dois anos são mais vulneráveis. Mas quando consideramos a população jovem previamente saudável, este vírus pandêmico tem um maior potencial de causar doença grave, quando comparado com o vírus da gripe comum. Por outro lado, o vírus pandêmico tem acometido menos as pessoas maiores de 60 anos. Mas ainda são necessários estudos mais aprofundados que estão sendo realizados, em todo o mundo, para esclarecer o comportamento do novo vírus.




Se você apresentar qualquer sintoma de gripe ou resfriado, procure um médico o mais breve possível, evitando a evolução e complicação da doença respiratória.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Artes marciais: benefícios para a saúde

As artes marciais são consideradas um conjunto de técnicas de combate que são atualmente usadas em treinamento policial, para defesa pessoal e ainda, como prática esportiva. 

Como exemplo de artes marciais, temos: o kung fu, o taekwondo, a esgrima, boxe, judô, o muay thai, entre outras.

Antigamente, as artes marciais eram consideradas práticas esportivas masculinas, mas hoje, sabendo dos benefícios que essas modalidades proporcionam para a saúde, muitas mulheres têm sido atraídas para as academias de ginástica, em busca não apenas da manutenção da boa forma, mas também de técnicas que auxiliem na defesa pessoal. 

Nas artes marciais, o treinamento na maioria das vezes é puxado, fazendo com que o gasto calórico seja elevado. Sua prática fortalece o corpo e a mente, portanto são ideais para quem deseja modelar o corpo e manter a saúde. 

 
Modalidades: 
  • Boxe: é uma ótima modalidade para quem deseja eliminar calorias, além disso, o programa de treinamento intenso possibilita melhora do funcionamento do sistema cardiorespiratório, da coordenação motora, da flexibilidade e da resistência muscular. No boxe, o forte é o soco e o praticante trabalha além dos músculos do braço, o ombro, peitoral, costas e abdômem. Quem está iniciando no boxe, por exemplo, consegue queimar em média 600 calorias com apenas uma hora de atividade.
  • Taekwondo: melhora o funcionamento do sistema cardiorespiratório, a coordenação e a flexibilidade. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 560 calorias.
  • Muay Thai: assim como qualquer tipo de atividade física, proporciona melhora do condicionamento físico, perda de gordura corporal, enrijecimento dos músculos e aumento da resistência muscular. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 800 calorias.
  • Jui-Jitsu:   esta é uma modalidade na qual se tem muito contato físico, envolvendo o uso dos braços, pernas e tórax, o que exige muito de toda a musculatura corporal. Essa prática auxilia o emagrecimento e melhora o tônus muscular. Uma aula tem duração média de uma hora e meia e pode proporcionar um gasto de até 1000 calorias.
  • Judô: é uma técnica de defesa pessoal que foi criada com o objetivo de desenvolver o físico, a mente e o espírito. Nessa modalidade, existe um uso intenso da musculatura das pernas e dos braços, portanto, é necessário ter um bom condicionamento físico que envolva a prática de exercícios aeróbicos e de musculação específicos para o judô. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 570 calorias.
É importante lembrar que, antes de começar a praticar qualquer atividade física, você deve consultar um médico. E que ao praticar exercícios é necessário ter uma alimentação balanceada, que envolva o consumo de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas em quantidades necessárias para o seu dia. Outro aspecto importante é a hidratação, que deverá ser realizada durante e após o treino, para repor o líquido perdido durante a atividade.